1O de Março - A nossa própria recuperação
"Os passos são a nossa solução. São o nosso estojo de emergência. São a nossa defesa contra a adicção, que é uma doença mortal. Os nossos passos são os princípios que tornam a nossa recuperação possível."
Existem muitas coisas de que podemos gostar em Narcóticos Anônimos. As reuniões são ótimas. Encontramos os nossos amigos, ouvimos algumas histórias inspiradoras, partilhamos algumas experiências práticas, talvez até encontremos o nosso padrinho ou madrinha. Os "dias de serviço", as convenções, as festas, são uma maravilha, divertimo-nos na companhia de outros adictos em recuperação. Mas o coração do nosso programa de recuperação são os Doze Passos - de facto, eles são o programa! Já ouvimos dizer que não conseguimos ficar limpos por osmose - ou, por outras palavras, não nos basta ir a reuniões, não importa a quantas, e esperar que a recuperação nos entre pelos poros quando respiramos.
Recuperação é, como se costuma dizer, um trabalho interior. E as ferramentas que usamos nesse "trabalho interior" são os Doze Passos. Uma coisa é ouvir falar vezes sem conta de aceitação; mas trabalhar o nosso Primeiro Passo é algo completamente diferente. As histórias sobre reparações podem ser inspiradoras, mas nada nos livrará mais dos remorsos do que trabalharmos o Nono Passo. 0 mesmo se aplica a todos os doze passos. Há muita coisa para apreciarmos em NA mas, para aproveitarmos ao máximo a nossa recuperação, temos de trabalhar os Doze Passos para nós próprios.
Só por hoje: Eu quero tudo o que o meu programa pessoal me tenha para oferecer. Vou trabalhar os passos para mim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário