quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Dependência Química: drogas e etc...

DIÁRIO DA MANHÃ
PR. LEORDINO LOPES DE CARVALHO JUNIOR O que causa dependência química?
Ao longo de nossas vidas, passamos por momentos difíceis, que parecem insuportáveis. Surge, então, uma força interior que nos impulsiona a sair do sofrimento. É quando o consumo de drogas surge como uma porta sedutora para a fuga da realidade que assola ; tornando  dependentes todos os seus usurários.  Assim orientamos que precisamos ter fé em Deus, em todos os  sentidos precisamos usar a fé como defesa as tantas tentações que existem  em nossos meio. Quantos por impulso, matam, agridem, ofendem, busca nas bebidas  e drogas o caminho de tentar amenizar seu desespero. O caminho bom é o da paz. Caminhos como estes fazem as pessoas perderem o bom convívio, os amigos sinceros, a família, o emprego, a confiabilidade, e afinal perde tudo.
O que é droga?
O termo “droga” envolve analgésicos, barbitúricos, tranquilizantes, alucinógenos, anabolizantes, nicotina e o álcool. Anabolizantes para aumentar a massa muscular tem sido usado sem limites e as causas para o coração, rins e fígado tem sido um desastre. Existem as drogas naturais como a maconha, e as sintéticas produzidas em laboratório, como ecstasy, cocaína e outras.  São ingeridas oralmente, por inalação ou injeção.  O ‘crack’ se popularizou tanto que todas as classes se utilizam desta terrível droga, muitos dizem veio diretamente do inferno. Destrói a família, deixando mães totalmente arrasadas e sem força para impedir as ameaças, roubos e destruição domiciliar. 
COMO AS DROGAS AGEM NO ORGANISMO?
Ao serem ingeridas, as drogas modificam as funções do organismo e cérebro, suas sensações, o humor e o comportamento. Se tornam verdadeiros ‘robôs’ capazes de agredir e até matar por falta de recursos para adquirir a droga. 
Os químicos- dependentes
O dependente químico é chamado de “adicto” que, em grego, significa escravo. É alguém que não consegue abandonar um hábito nocivo, seja por motivos orgânicos ou psicológicos. Esse indivíduo não consome drogas pelo fato de ser vagabundo, mau caráter ou bandido, termos muitas vezes aplicados injustamente. È alguém doente, assim como qualquer outro, que precisa de ajuda para obter um nível de qualidade de vida mais saudável ! O que o usuário busca é uma resposta, um alívio, uma tentativa frustrada de obter paz interior. O vício o leva a uma fuga da realidade. Porém, não observa as consequências disso e se torna um prisioneiro da destruição. Não gosta de conselhos se acha certo as suas atitudes e gosta de sentir o prazer ilusório da droga.
Consequências da dependência química
O uso de drogas, de modo geral, quando não causa óbito natural, leva á morte social, gerando problemas de saúde física e psicológica, perdas financeiras, desentendimentos familiares e complicações com a justiça. Matam e agridem sua própria mãe, seus irmãos, seus avós, falam mentiras, enganam e destroem sua própria vida. A psicoterapia conduzida por um psicólogo, aliada á utilização de medicação (quando necessária) prescrita por um psiquiatra, pode trazer excelentes resultados para quem quer se curar. Esse é o maior objetivo convencer o usuário a desejar sua cura. 
Não somente o tratamento de saúde deve ser buscado. A fé traz segurança e consolo ao paciente. A procura por alívio e paz interior o levou a uma escravidão destrutiva. Mas, onde encontrar alívio e paz ?  Jesus, o mestre mais sábio de toda a história, garantiu :  “ Vinde a mim todos que estais, cansados e oprimidos e eu vos aliviarei” ( Mt. 11:28 ) “Deixo-vos a paz a Minha Paz vos dou ; não vo-la dou como o mundo dá. Não se turbe o vosso coração nem se atemorize” (João 1:27 ) 
A importância da fé independe de religiões, mas de crer em Deus e em Jesus  que pode e é Senhor de todas coisas. A paz e o alívio que não poderiam ser obtidos de forma não nociva, agora estão ao alcance daquele que entender que a prática da fé vai além da religião.... é uma transformação pessoal. Aquele que busca ajuda contra adicção pode obter importante ajuda sobrenatural ao se  apegar ás palavras de Cristo. Assim volta a alegria de viver e a paz na família. Acredite, pois muitos acreditaram  e estão libertos da escravidão dos vícios.       
(Dados obtidos  da cartilha Igreja Quadrangular, psicólogo dr. Rangel Roberto de Menezes Fabrete ) 
(Pr. Leordino Lopes de Carvalho Junior, presidente doConselho de Pastores de Anápolis/CPA. vice-presidente da Cruzada pela Dignidade, e-mail: leordinocpa@hotmail.com)

Quem somos

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - RJ, Brazil
Trabalhos voltados à Atenção Primária, Secundária e Acessoria em Dependência Química. E-Mail:dubranf@gmail.com

Pesquisar este blog

Powered By Blogger

Como você vê a dependência química?

Arquivo do blog

Bibiliografia Sugerida

  • Alcoólicos Anôninos (Livro Azul)
  • Isto Resulta - Como e Porque (NA)
  • Viver Sóbrio

Filmografia Sugerida

  • 28 Dias
  • Bicho de sete cabeças
  • Despedida em Las Vegas
  • Quando um Homem ama uma Mulher

PARA QUE ISSO?

PARA QUE ISSO?
A imagem diz tudo

LUTO

LUTO
A CIDADE ONDE NASCI FOI DESTRUIDA, MAS AINDA TÁ LÁ.