sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Dependência química, uma doença que tem tratamento




(Imagem: Klawitter Productions/Corbis)
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a dependência química é uma doença. Para o dependente a droga assume um lugar tão importante em sua vida que todas as suas atividades giram em torno do ato de conseguir e consumir a sua droga para obter o prazer que tal substância lhe oferece. Não há mais espaço nem para os cuidados básicos consigo mesmo (ex.: tomar banho, escovar os dentes, comer, dormir).
A dependência química é uma das maneiras da pessoa se relacionar com as drogas. Através de pesquisas e de experiência ao atendimento de usuários, percebe-se que geralmente a pessoa inicia com o USO de drogas, esse uso pode ser experimental ou ocasional. Após esse período, pode ocorrer o ABUSO de drogas, fase em que já começa a haver reflexos das substâncias psicoativas na vida do indivíduo, pode dar início aos prejuízos na saúde e na vida pessoal (ex.: faltas à escola e/ou ao trabalho; envolvimento em acidentes; mudanças de humor; atos de violência; etc.). Se em nenhuma dessas etapas a pessoa não for orientada e tratada é possível que o USO/ABUSO de drogas evolua para a DEPENDÊNCIA.
A dependência química tem tratamento, assim como o uso e o abuso de drogas. A psicoterapia é uma das ferramentas para ajudar o usuário a entender o por quê do seu uso de drogas e encontrar maneiras de continuar sua vida de forma prazerosa sem a necessidade das substâncias psicoativas.

Quem somos

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - RJ, Brazil
Trabalhos voltados à Atenção Primária, Secundária e Acessoria em Dependência Química. E-Mail:dubranf@gmail.com

Drogas

Loading...

Pesquisar este blog

Como você vê a dependência química?

Arquivo do blog

Bibiliografia Sugerida

  • Alcoólicos Anôninos (Livro Azul)
  • Isto Resulta - Como e Porque (NA)
  • Viver Sóbrio

Beautiful Pictures of Campfires

Filmografia Sugerida

  • 28 Dias
  • Bicho de sete cabeças
  • Despedida em Las Vegas
  • Quando um Homem ama uma Mulher

PARA QUE ISSO?

PARA QUE ISSO?
A imagem diz tudo

LUTO

LUTO
A CIDADE ONDE NASCI FOI DESTRUIDA, MAS AINDA TÁ LÁ.