domingo, 14 de novembro de 2010

Como Você Vê A Dependência Química?

                                        Como Você Vê A Dependência Química?

Marque a sua alternativa.
PERGUNTA:
01) - Não existe um único tipo de dependente químico.
Verdade ( ) Falso ( )

02) - Há diferença entre alcoólatra e o toxicômano.
Verdade ( ) Falso ( )

03) – Dependentes químicos não devem usar substâncias alteradoras de humor de qualquer espécie.
Verdade ( ) Falso ( )

04) – No tratamento do dependente químico, devem-se focalizar primeiramente os problemas que causem essa condição.
Verdade ( ) Falso ( )

05) - Dependentes químicos na ativa resistem à idéia de parar de beber/usar definitivamente.
Verdade ( ) Falso ( )

06) - A meta do tratamento do dependente químico é devolver o individuo ao seu estagio inicial; isto significa que o individuo pode voltar a beber/usar socialmente.
Verdade ( ) Falso ( )

07) – Beber/usar em excesso é o critério principal no diagnostico da dependência química.
Verdade ( ) Falso ( )

08) - Na recuperação do dependente químico, cada membro da família tem seu próprio papel no ajustamento familiar.
Verdade ( ) Falso ( )

09) – Dependência química é um vicio.
Verdade ( ) Falso ( )

10) - Dependência química é uma condição intencionalmente causada pelo usuário.
Verdade ( ) Falso ( )


11) – Pode-se dizer que um dependente químico está recuperado quando ele se encontra em abstinência.
Verdade ( ) Falso ( )

12) – Todos os dependentes químicos estão prontos, em qualquer estágio da doença, para pedir ajuda.
Verdade ( ) Falso ( )

13) – Cabe ao dependente químico a responsabilidade para com sua própria recuperação.
Verdade ( ) Falso ( )

Respostas:
1) – Verdadeiro – Dentre os dependentes químicos existem vários padrões de uso de substâncias psicoativas, tipos de personalidade, níveis de funcionamento, níveis econômicos, etc., como as demais doenças. A doença, entretanto é uma só e independe do padrão de uso e da droga de escolha.
2) – Falso – Não existe a distinção, já que o álcool é também considerado uma droga; a abordagem no tratamento é a mesma.
3) – Verdadeiro – Recomenda-se que os dependentes químicos não usem substancias químicas psicoativas de qualquer espécie. No entanto, circunstâncias onde ele é medicado, principalmente na fase de retirada da droga com acompanhamento de médico especializado, a fim de prevenir quadros de síndrome de abstinência ou na presença de comorbidades que necessitam de medicamentos.
4) – Falso - A abstinência é condição primordial para iniciar um tratamento. Enquanto o dependente químico não fizer nada de construtivo, primeiramente a respeito de seu problema com drogas, nada poderá fazer a respeito de qualquer outro de seus problemas. O tratamento de outros problemas está condicionado à abstinência.
5) – Verdadeiro – A maioria dos dependentes químicos teme não poder usar nunca mais. Pode ficar sem drogas, independente de tratamento, por dias, semanas, ou meses, mas acabam voltando ao uso. Nos primeiros dias a abstinência implica em grande sofrimento físico e psicológico. Em longo prazo, sem tratamento, não conseguem encarar a realidade. Não conseguem atingir o estado de equilíbrio onde existe a necessidade de honestidade em relação a si mesmo a ao seu propósito de não usar mais, responsabilidade e maturidade. Nessas condições é impossível conceber a vida sem drogas.
6) – Falso – Uma volta ao estagio inicial é impossível. Ingerindo drogas, o dependente químico retornará ao ponto em que a doença estacionou com o quadro de problemas psicoemocionais novamente evidenciados. Paralelamente, a perda do controle e toda a gama de problemas inerentes à doença estarão de volta.
7) Falsa – Perda de controle do uso de substâncias psicoativas e/ou problemas resultantes devem ser vistos como critério principal. Freqüência, quantidade e qualidade não são em si mesmo, fatores principais no diagnostico.
8) Verdadeira – Dependência química é uma doença familiar. A família deve crescer emocionalmente, antes, durante e depois do tratamento, no sentido de promover uma aproximação entre seus membros, evitando um distanciamento posterior. A recuperação do dependente químico envolve a existência de maior estabilidade e compreensão dos problemas de ajustamento familiar. Conscientização e crescimento emocional são fatores de muita importância.
9) Falso – A dependência química é uma doença catalogada pela Organização Mundial de Saúde (O.M.S.), desde 1960. A característica principal da doença é a dependência, onde o individuo perde o controle sobre seu uso e sua vida. É uma doença multifacetada. A doença adictiva é bio-psico-social.
10) Falso – Um dependente químico não tem intenção de se tornar um alcoólatra ou um toxicômano. Dependência química é uma doença e não é intencionalmente causada.
11) Falso – A recuperação começa com a abstinência, que é um pré-requisito para a recuperação. Uma vez que o usar é um sintoma da dependência, a abstinência é meramente a remoção de tal sintoma. O objetivo principal é promover um ajustamento satisfatório à vida e melhorar o nível de funcionamento individual.
12) Falso – A regra geral é que dependentes químicos não pedem ajuda. Somente como exceção isso pode ocorrer. Por essa razão a maioria pode vir a ter serias seqüelas ou ate morrer antes de ter acesso a um tratamento adequado. Intervenção e confronto são ferramentas necessárias e podem ser eficazes na maioria dos casos.
13) Verdadeiro – Embora o dependente químico não seja responsável por sua doença, ele deve responsabilizar-se por sua própria recuperação. Nenhuma situação externa ou pessoas, a não ser o próprio, pode tornar sua sobriedade possível.

Nenhum comentário:

Quem somos

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - RJ, Brazil
Trabalhos voltados à Atenção Primária, Secundária e Acessoria em Dependência Química. E-Mail:dubranf@gmail.com

Pesquisar este blog

Powered By Blogger

Como você vê a dependência química?

Arquivo do blog

Bibiliografia Sugerida

  • Alcoólicos Anôninos (Livro Azul)
  • Isto Resulta - Como e Porque (NA)
  • Viver Sóbrio

Filmografia Sugerida

  • 28 Dias
  • Bicho de sete cabeças
  • Despedida em Las Vegas
  • Quando um Homem ama uma Mulher

PARA QUE ISSO?

PARA QUE ISSO?
A imagem diz tudo

LUTO

LUTO
A CIDADE ONDE NASCI FOI DESTRUIDA, MAS AINDA TÁ LÁ.