quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Co-Dependência


A Droga do Co-Dependente É O Seu Comportamento Emocionalmente Disfuncional
Definir co-dependência não é muito fácil, pois suas características e variantes são intermináveis. Vamos, porém, observá-la de uma maneira mais simples e básica, necessária para que possa ocorrer uma identificação.
O termo co-dependente surgiu juntamente com os primeiros programas de recuperação para dependentes químicos nos Estados Unidos. Denominavam-se co-dependentes aquelas pessoas, geralmente familiares, (pais, filhos, maridos, esposas, irmãos, etc.) que se envolviam emocionalmente na doença do dependente químico. Na progressão da mesma, estes também adoeciam.
Co-dependência é uma doença de caráter emocional, como a dependência química; só se desenvolve quando existe uma pré-disposição para tal. Enquanto que no dependente químico essa pré-disposição é de caráter físico, no co-dependente é de caráter emocional. Nenhum co-dependente “desenvolve” a sua doença somente por causa da adicção do seu marido ou filho. Co-dependentes que pensam assim não conseguem romper o ciclo da doença para iniciar a sua recuperação. Na verdade, adoeceu pelo fato de que já dispunha de alguns requisitos ou deficiências de ordem emocional que fizeram com que mergulhasse nessa situação.
Falar de recuperação de co-dependência sem abrir mão de conceitos e sentimentos de culpa é continuar doente, ou seja, é a manifestação da própria doença.
A co-dependência e sua recuperação independem do dependente químico, ela é uma questão extremamente pessoal e individual.
O Co-dependente julga-se responsável por outra pessoa, por seus sentimentos, pensamentos, ações, escolhas, vontades, necessidades, bem-estar, ausência de bem-estar e destino.





Nenhum comentário:

Quem somos

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - RJ, Brazil
Trabalhos voltados à Atenção Primária, Secundária e Acessoria em Dependência Química. E-Mail:dubranf@gmail.com

Drogas

Loading...

Pesquisar este blog

Como você vê a dependência química?

Arquivo do blog

Bibiliografia Sugerida

  • Alcoólicos Anôninos (Livro Azul)
  • Isto Resulta - Como e Porque (NA)
  • Viver Sóbrio

Beautiful Pictures of Campfires

Filmografia Sugerida

  • 28 Dias
  • Bicho de sete cabeças
  • Despedida em Las Vegas
  • Quando um Homem ama uma Mulher

PARA QUE ISSO?

PARA QUE ISSO?
A imagem diz tudo

LUTO

LUTO
A CIDADE ONDE NASCI FOI DESTRUIDA, MAS AINDA TÁ LÁ.