quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

DOZE SUGESTÕES PARA PASSAR 
UM FINAL DE ANO SÓBRIO E FELIZ 
Para a grande maioria das pessoas passar um Natal sem bebida pode parecer uma ideia meio louca, sem sentido e altamente frustrante. Mas nós de A.A. temos passado sóbrios as festas mais felizes de nossas vidas, o que nunca sequer havíamos imaginado quando bebíamos.
Para os recém-ingressados, aqui vão algumas sugestões de como se divertir sem uma gota de álcool, durante as festas de final de ano.
1 – Participe de atividades de A.A. nestes dias de festas. Disponha-se a levar alguns companheiros a uma reunião. Vá até seu Grupo, sua Central ou Intergrupal; atenda o telefone, converse com outros companheiros.
2 – Receba em sua casa alguns amigos de A.A. especialmente recém ingressados como você. A sua família não fará nenhuma objeção que esses novos familiares participem da ceia.
3 – Tenha sempre consigo uma lista de telefones de AAs. Caso sinta um daqueles desejos, ao embalo do clima e do ambiente próprios dessas festas, a ponto de sentir-se em pânico, telefone a um amigo de A.A., mas lembre-se: telefone antes de, não depois de...
4 – Informe-se sobre possíveis festas, reuniões ou outras atividades natalinas programadas por grupos da sua comunidade. Se você se considera um tímido, lembre-se que antes de qualquer coisa, você é um AA que será bem recebido em qualquer outro grupo que não o seu. Em grupo de A.A. não há penetra, há um irmão que será sempre bem-vindo, principalmente num dia como este.
5 – Evite aquele convite que lhe possa deixar a ponto de ir ao primeiro gole.
6 – Se tem que ir a uma festa onde há bebida alcoólica e não pode levar um amigo de A.A., coma bastante doce, bombons e caramelos. Normalmente, estas coisas não rimam muito bem com aperitivos e abrideiras. Depois, tem mais: para nós AAs a pior dor de barriga é muito melhor, mas muito melhor mesmo, que a mais leve ressaca...
7 – Não se disponha a ficar até mais tarde. Arranje, de antemão, um motivo muito importante para retirar-se. A certa altura dos comes e bebes as outras pessoas nem vão notar a sua ausência.
8 – Se você é religioso, vá à sua igreja ou ao templo da sua congregação.
9 – Não fique em casa triste e melancólico. Este é o caminho mais curto para se chegar à depressão ou à auto piedade. Leia aquele livro que você sempre desejou. Uma boa pedida é o "Vivendo Sóbrio". Vá à praia, dê um passeio, escreva cartas, bilhetes, sonetos. ..
10 – Não se deixe levar pelas tentações das festas. Lembre-se: Um dia de cada vez.
11 – Desfrute da verdadeira alegria das festas de final de ano dentro das suas posses. Se não puder oferecer presentes, demonstre de outras formas o seu amor ao próximo. Afinal, o espírito de confraternização sugere várias formas de se amar ao próximo, só não se confundem, para nós AAs, com o espírito da garrafa.
12 – "Tendo experimentado um despertar espiritual..." neste ano que está por terminar, sabemos, vale a pena ficar sóbrio por mais 24 horas e ajudar aqueles que estão sofrendo.
(Box459-1986)
Damos graças ao nosso Pai e à
Irmandade de Alcoólicos Anônimos.
Vencemos mais um dia de 2005 (*2017)
Unidos no Amor!
Feliz Ano Novo!

sábado, 22 de julho de 2017

22 de Julho - Morte espiritual
"Para nós, usar é morrer, quase sempre de mais do que uma maneira."
Como recém-chegados, muitos de nós vieram à sua primeira reunião apenas com uma pequena réstia de vida. Essa réstia, o nosso espírito, quer sobreviver. Narcóticos Anónimos alimenta esse espírito. O amor da irmandade depressa faz aumentar essa chama. Com os Doze Passos e o amor de outros adictos em recuperação, começamos a florescer e a transformarmo-nos nesse ser humano pleno e vivo que o nosso Poder Superior queria que fossemos. Começamos a gozar a vida, encontrando propósito na nossa existência.
Em cada dia que escolhemos manter-nos limpos, o nosso espírito é revitalizado, fazendo crescer a relação com o nosso Deus. O nosso espírito fortalece-se por cada dia que escolhemos a vida, mantendo-nos limpos. Apesar do facto de a nossa nova vida em recuperação ser compensadora, a vontade de usar pode por vezes ser enorme. Quando tudo nas nossas vidas parece correr mal, voltar a usar parece ser a única saída. Mas nós sabemos quais serão as consequências se usarmos - a perda da nossa bem-cuidada espiritualidade. Percorremos já demasiado deste caminho espiritual para irmos desonrar o nosso espírito através do uso.
Apagarmos a chama espiritual que nos custou tanto a restaurar na nossa recuperação, é um preço demasiado elevado por uma "pedrada".
Só por hoje: Sinto-me grato por o meu espírito estar forte e vivo. Hoje vou honrar esse espírito mantendo-me limpo.

Quem somos

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - RJ, Brazil
Trabalhos voltados à Atenção Primária, Secundária e Acessoria em Dependência Química. E-Mail:dubranf@gmail.com

Pesquisar este blog

Powered By Blogger

Como você vê a dependência química?

Arquivo do blog

Bibiliografia Sugerida

  • Alcoólicos Anôninos (Livro Azul)
  • Isto Resulta - Como e Porque (NA)
  • Viver Sóbrio

Filmografia Sugerida

  • 28 Dias
  • Bicho de sete cabeças
  • Despedida em Las Vegas
  • Quando um Homem ama uma Mulher

PARA QUE ISSO?

PARA QUE ISSO?
A imagem diz tudo

LUTO

LUTO
A CIDADE ONDE NASCI FOI DESTRUIDA, MAS AINDA TÁ LÁ.